9 de março de 2011

Fraqueza...Realidade

"Seja você mesmo, porque ou somos nós mesmos, ou não somos coisa nenhuma." Monteiro Lobato


Quando decidimos em ser nós pelas nossas escolhas, abrimos um leque de atenção e possibilidades contra e/ou pós da gente mesmo. O julgamento é quase que inevitável e cabe a nós atentarmos e acolhermos ou não; escutar, pensar e tomar posição diante as nossas migalhas.
Como pessoa, resta-nos a singularidade da soma a quem se achega perto de nós. Ninguém é obrigado de fato a aceitar nossas pequenas frases de humanidade, mas deve-se, como pessoa inteligente defender o direito da nossa livre expressão de desequilíbrios que nos transformamos. Sim, somos pequenos desequilibrados em torno da roda que giramos. 
É difícil se relacionar com o diferente, mas é sempre o melhor a se fazer pela harmonia e o bom entendimento. Nem sempre vamos agradar e vão nos satisfazer em escolhas, mas devemos ter sempre a sensibilidade de perceber que o homem é um ser inconstante e que isso faz parte do universo único e particular traçado com a finalidade de superação.
Portanto, devemos ser e ser em excesso e essência. Dotarmos em nossas ações e opções. Tomar consciência de nossa importância pessoal e intransferível. Ser, sem esperar agradar e receber reconhecimento pelo que é. Grandes foram os nomes que foram e não buscaram  grandeza de uma vida pública, foi por acaso, ou não, mas deixaram ensinamentos que podem ser em algum momento de importância, mas nunca de imitação. Devemos ver nosso reflexo no espelho e não nos confundir com tratados psicológicos, filosóficos ou seja lá o que for de quem for. Podem chamar-nos de egocêntricos, que assim seja, mas que percebam que fomos nós mesmos, as avessas... Por fim, o mais importante é saber que o outro também tem o direito de ser quem ele é. Quanto a seres pensantes que (pensamos) somos, entenderemos um pedaço de nosso eterno livro de pequeno aprendiz que somos.


Título por Jess.

4 comentários:

Emerson Avelar disse...

Belo texto... acho que fui o primeiro a ler, afinal vc acabou de postar... gostei do blog todo... vc escreve bem! Gosto da sua forma de pensar... e parecida com a minha... muitas coisas que voce escreve, parece que ja aconteceu comigo rs... abraços UM AMIGO DISTANTE

Sílas disse...

Gostei do blog guri. Muito bom o texto.
Parabéns!

Gustavo disse...

Voltei. Já tinha lido pessoalmente e disse que achei muito interessante não é? Pois bem, é isso. O jeito que escreve nos devolve a capacidade de "sermos" quem somos. Ajuda a refletir acerca do que precisamos de fato para vivermos em harmonia, primeiro conosco e depois com o outro.


Beijos!

Thiago Casali disse...

Aprender a dar valor ao que somos para reconhecer na essencia do outro aquilo que falta em nós ou aquilo que combina conosco. O valor das pessoas é um só e é o mesmo que atribuímos a nós, nem mais nem menos e tudo sustentado pela nossa autenticidade. Sejamos o que somos, fracos, fortes, alegres ou tristes, sejamos tão somente nós e nossos avessos.