8 de março de 2011

Idéia de Ilusão

Como bem sabemos, a ilusão é algo mais que o erro, esse que pode ser reparado; já em contrapartida, a ilusão permanece em sua maioria quase que imutável, nada a detém, mesmo que revelada a "luz do dia".
Vivemos atados a esse excesso de aparências enganadoras. Um caso explícito disso é quando Platão declara em sua "Alegoria da Caverna" uma forma de vida, onde explica o poder trágico da Ilusão. Homens amarrados desde pequenos em uma caverna, voltados para uma parede na qual desfilam sombras. Dai a pergunta: como (eles) não acreditar na realidade daquelas coisas?
Para atestar a ilusão, eles teriam que virar a cabeça e saber o que de fato acontece atrás deles. A ilusão tem um poder inalcansavel. Quanto aos presos dentro da caverna, a situação é desafiadora e muito confortante. Já se acostumaram, pois desde sempre viveram daquele jeito e ali se sentem seguros então pleitam em ser desacorrentados.
Nós homens contemporâneos estamos vivendo o mesmo contexto, o que nos difere é que não vemos as correntes presas em nós, mas elas existem. É simples conseguir enxergar isso, estamos unidos as coisas fáceis e que nos propõe certa comodidade. Nos acostumamos com o artificial.
Vivemos em um mundo de aparências, desse modo, podemos nos ver refletido a imagem dos homens  na caverna. É mais fácil o "acostumar-se" com o mundo que desde sempre conhecemos, ainda que de aparência, do que lutar bravamente na renuncia de toda ilusão.
Nietzsche vem atentar que tudo que é ilusão se entendermos que não existe nenhum refúgio lógico, ou melhor, possível. O homem sempre suportou a ilusão para continuar arrastando a vida. É importante portanto aprender a assumir o mundo das aparências. Nada tem que nos conceder segurança se é isso que buscamos incessantemente. O valor está em saber viver nesse mundo cheio de representações.

2 comentários:

Gustavo disse...

Vivemos de aparências e sabemos disso e nada muda. Fato!
Gostei do post com referências concisas de Nietzsche que eu tanto gosto e que você também tanto gosta.
Até mais menino!

Felippe Noah disse...

Adorei o post. Vivemos mesmo nessa vida ilusória, cheia de sombras... mas acho que nem tudo é ilusão não. Mas aí me pergunto se não, se é tudo ilusão mesmo. Vou fazer referencia a Clarice Lispector, quando ela escreveu: "ver a verdade seria diferente de inventar a verdade?"
E aí?
Seguindo seu blog!
www.blogdaesfinge.blogspot.com