12 de outubro de 2012

Contrários

"Quem no certo procurou, mas no errado se perdeu. Precisou saber recomeçar!" Contrários - Fábio de Melo

Antes esse texto se chamaria alguma coisa do tipo '8 anos' ou 'Sou poser', mas a vida nos surpreende, e percebo que são outros os temas e nossas escolhas quase sempre é o contrário, seja por medo de se entregar facilmente ou por querer subitamente mudar, o que chamam de inconstância  eu eternizo no dom de querer sempre aprender. Quem não muda é sujeito estacionado no tempo e aceitou a vidinha do jeito que ela aparenta ser, pois quem se coloca a mudar, vive outras coisas e se surpreende a cada instante!

Há 8 anos eu sou, ou era vegetariano, ou nunca fui e apenas me proibi a me alimentar de animais, mas sei que hoje, algum tempo depois, bastante para uns e poucos para outros tantos, eu fiz o contrário, comi peixe e gostei e não estou com peso na consciência por isso. Nunca fui dado a defender causas e deve ser por isso que me dói menos e não me faz pior ou melhor, simplesmente a vida se fez contrária as minhas velhas ideologias. 

Hoje eu poderia estar sentado atrás de um altar, celebrando o Mistério Pascal de Cristo, fazendo da Santa Missa o meu ofício, mas o contrário sempre me detém no momento oportuno ou exatamente no instante que eu preciso olhar no espelho e perceber que precisava mudar, primeiro os meus ideiais, os meus sonhos e romper com o meu preconceito. De uns tempos para cá, a vida tem me dado um toco e uma vestes simples, que não passa de uma camiseta e uma calça branca. Aprendi a respeitar as outras denominações religiosas e estou aprendendo a cada dia que existem tantas outras possibilidades, tantos outrops caminhos e que basta eu querer que eu consigo, mas querer e ir a luta.

Contrários a vida também me foi quando eu sonhava em ser rico, em querer ser militar, em querer ter uma casa grande... O que sinto e desejo hoje, é realmente o contrário: quero ter o suficiente para passar um mês inteiro um pouco sossegado; militarismo passa longe de minhas escolhas futuras; casa, pode ser grande, mas só se for no meio do mato, ou um pouco afastado do centro de qualquer cidade. Quero a calma, quero poder continuar escrevendo e ter paz para desempenhar aquilo que escolhi ser.

Lembro quando queria ter filhos e uma esposa loira. O que a vida em sua contrariedade me fez hoje em dia, preferir os garotos em vez das meninas. O sonho do filho ainda existe, mas ainda receio, tenho medo, sou nietzscheano nesse assunto: 'Ou livros ou filhos'. Mas quem sabe né? Estou vivendo essa metamorfose ambulante e o futuro é outra coisa, outro momento, outras histórias.

Por isso a vida que eu levo no fundo é boa, mesmo quando eu faço aquela novela mexicana. Sou capaz de mudar por mim e por aqueles que amo. Não tenho medo de passar por cima das minhas escolhas quando alguém me estende os braços e quer me guiar por outro caminho. Tudo é vivência e aprendizado. Não quero e não posso perder as oportunidades que a vida me dá.

Uma coisa é certa, prefiro os contrários do que seguir o sentido certo a todo momento. Sou dado aos avessos, a mudanças repentinas e meu humor bem diz isso, mas ainda assim, sou eu tentando ser eu e não uma cópia do que os outros são. Sempre me pergunto e pergunto aos mais chegados se conhecem alguém igual a mim e quando dizem que não, me sinto leve, livre, amado, pois é nisso que está a graça da vida: ser reconhecido em meio a multidão.

Talvez eu chegue lá na frente, bem velhinho e consiga encontrar a palavra que foi a minha vida, mas por enquanto, eu quero é me reinventar a todo momento, sem perder a graça de poder parar e ficar um pouco mais em silêncio. 

"Que o verso tem reverso, que o direito tem um avesso. Que o de graça tem seu preço. Que a vida tem contrários."Fábio de Melo

Nenhum comentário: