7 de novembro de 2012

O vaso ruim

Da série vaso ruim não quebra, do que a gente pode tirar sendo verdade ou verdade? Que no fundo, pode não quebrar, mas que trinca ele trinca. Não existe na atmosfera terrestre quem não sinta os pesares do tempo e da humanidade. A gente está rachando aos poucos, mesmo que invisível a olho nu, mas a gente sabe que estamos frágeis e por que não se reconhecer sensível?

O ser humano caracterizado ‘vaso ruim’, por fora pode aparentar sua beleza intacta, mas é por dentro que todos são iguais. É do lado de dentro que muitas vezes guardamos os espinhos das flores avistadas; é do lado de dentro do vaso que se guarda aquela água já sem oxigênio, podre e muitas vezes esquecida que não suficiente em nos fazer mal, danificar a obra que é o vaso em si, faz murchar as flores que se ocuparam daquela moradia. Vaso ruim ou vaso bom tem lá sua validade, muitas vezes precisa ser trocado por outros. O mundo muda, as cores também e vaso ruim é na maioria das vezes, um vaso velho, sem valor, sem nada... Seres humanos tendem a achar que são imortais quando não o são. Bonito é o vaso que requer cuidado. Esse sim vem salientar o valor que tem e se um esbarrão causar-lhe o seu quebrar, é ali também que vem demonstrar que foi bom enquanto durou e que é hora de ser trocado. Homens e mulheres não são nesse sentido metafórico, trocados, mas precisam entender que nem tudo é ruim para sempre e nem mal também. 

Dá para se divagar muitas coisas a respeito desse ditado popular, mas para mim, ele não funciona, pois todo o vaso se quebra, só depende do valor que cada um se tem. Tudo depende das mãos daquele que cuida, nesse caso, vamos assumir a responsabilidade de tomarmos conta de nossa casca e também do nosso interior e reconhecer que não é sempre que temos que estar ali, enfeitando, adornando... Precisamos do momento de quebrar, romper, deixar extravasar as coisas ruins que estão dentro da gente para poder florescer mais adiante. Vaso ruim é uma coisa, mas ser humano humanizado é outra coisa, afinal de contas, ninguém é um objeto inanimado que vai durar por muitos e muitos anos. Vaso ruim quebra, pessoa ruim se despedaça e o que fica é só aquela sensação de dever cumprido e que chegado esse momento, é hora de levantar a cabeça e se recompor, mas não devemos ficar acreditando que somos eternos, pois não é e se por um acaso precisar de uma mãozinha para que o seu vaso ruim quebre, não meça esforços: olho para o que tem guardado do lado de dentro de você mesmo e se permita a rolar mezanino abaixo. Vamos quebrar um pouco para ver se mais a frente, conseguimos ser meramente consertados como deveria ser? Ou vai ficar ai, enfeitando um recôncavo inabitável, inatingível e que ninguém passa por perto, pois vaso ruim, muitas vezes tende a ser feio e assustador e quem aprendeu um dia a florir, não vai querer nem chegar perto! E quanto aos seres humanos ruins, também se quebra a cara, não tenhamos duvidas!

É preciso se reconhecer indigente, algumas vezes!

Um comentário:

Jéssica do Vale disse...

Vaso ruim quebra sim,
e quebra feito quando a queda
é mais forte que a textura.