15 de dezembro de 2012

Sobre o afastamento dos amigos enquanto se namora

O boom das Redes Sociais ou não, dos comentários positivos ou negativos e todas as quinquilharias de nossa geração está resumida em uma só coisa: o falar sem conhecer, julgar sem entender e depois fazer exatamente as mesmas coisas e dizer que não foi o que queria ter dito tempos atrás.

Umas das pérolas que mais irritam são aqueles que dizem respeito à forma que os outros decidiram viver, mais explicito na máxima que diz mais ou menos o seguinte: que se alguém se afastou dos "amigos" por causa do (a) "namorado (a)" não passa de um (a) otário (a), babaca, idiota. Agora vem cá, me de um minuto de sua atenção e me responda a uma perguntinha bem simples e não se sinta ofendido, ok?

Primeiro: o que é que você que se diz "amigo" tem haver com isso? Se a pessoa se afastou, algum motivo tem, não acha? E sim, pode ser pelo ciúme doentio do (a) namorado (a) ou simplesmente por você não passar de um babaca, bem pior que o enrosco que ele (a) chama de ficante, namorado (a). Afinal de contas, um idiota já basta não acha?

Segundo: será mesmo que é amigo quem julga o afastamento de alguém pelo simples fato dele (a) estar namorando? Será que não é um tempo ou uma fase de habituação? Será mesmo que suas indiretas fazem algum sentido ou torna sua amizade melhor do que o momento que a pessoa decidiu viver com alguém que em seus planos é a pessoa mais maravilhosa do mundo e que sonha em se casar, ter filhos. Será que é você amigão que vai bancar, caso aconteça uma gravidez inesperada, todas as contas e choro de criança pela madruga? Não, então, sem essa de julgar o namoro e o afastamento. No meu ponto de vista, isso é mais normal do que podemos imaginar, afinal de contas, amigo que é amigo fica independente da situação ou como esteja os encontros e falta deles.

Chega minha gente. Basta meu povo. Todo mundo se afasta, independente de se estar namorando ou não; todo mundo deixa de ligar às vezes ou para sempre; todo mundo esquece o combinado, todo mundo desfaz os pactos de amizades e o que fica? O relacionamento alheio que é apontado como sendo a pior burrice que a pessoa está fazendo. E você que julga, nunca passou por essa situação? Não é que o (a) namorado (a) seja a pessoa mais importante da sua vida (inteira), mas é a pessoa mais importante no momento, afinal de contas, ela vai conhecer mais a fundo, entrará em terrenos mais escondidos, lugares que a amizade em si não permite.

Portanto, antes de julgar as decisões e os momentos das pessoas, tome nota e pense um pouco. Todo namorado vai sentir ciúmes do melhor amigo; todo namorado vai querer passar mais tempo junto com a pessoa amada e talvez seja esse o motivo pelo afastamento, mas se por um acaso o cara é doentio e simplesmente afastou a outra pessoa do resto do mundo, quem tem que refletir sobre isso é a pessoa prejudicada. Indiretas e frases de efeitos colaterais não vai ajudar muito. Tome nota e de tempo ao tempo e pare de se intrometer onde não é chamado, afinal de contas, amigos não se separam por isso ou aquilo, pois é no íntimo que a amizade se faz valar e se acha, sente que está afastado, é porque não era de fato uma amizade de verdade ou você é um chato pacas que a pessoa preferiu viver o outro lado do relacionamento, afinal de contas, tudo é questão de se permitir.

Nenhum comentário: